terça-feira, 24 de julho de 2012

Upa será construída em Campo Formoso



Já foi publicada no Diário Oficial da União a portaria do Ministério da Saúde que habilita a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24) em Campo Formoso, como propôs a Secretaria Municipal de Saúde. Os recursos faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e para a construção UPA de Campo Formoso será destinada uma verba de R$ 1 milhão e 400 mil reais. “Mais uma conquista para a população de Campo Formoso, que terá uma melhoria no serviço de atendimento médico de urgência”, comenta  a Prefeita Iracy Araújo.
As UPAs contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento, sendo responsáveis pelo atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos.“A UPA foi criada para dar um atendimento rápido a quem está com um problema urgente de saúde. Pode ser uma criança que quebrou um braço ou que está com febre, ou que está com diarréia, ou teve asma… Mas pode também ser alguém que sofreu um acidente, um infarto, por exemplo. A UPA está preparada para atender a todos esses casos. Lá na UPA tem médico durante todo o tempo, além de uma equipe de enfermeiros, com equipamentos de raio-X, laboratórios para exames, leitos para os pacientes que precisam ficar em observação e até pequenas UTIs. Se o caso for mais grave, o paciente recebe o socorro necessário na UPA, para depois ser transportado, com segurança, para um hospital nas ambulâncias do SAMU”, esclarece a presidenta Dilma Rousseff. . Segundo a presidenta, a maioria dos casos é resolvida na própria UPA. De cada cem pessoas que procuram atendimento nas UPAs, apenas três pessoas precisam ser transferidas para um hospital. As outras 97 resolvem o seu problema lá mesmo e voltam para casa.
Nas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou se necessário, serão removidos para um hospital de referência. No Brasil, 191 UPAs estão em funcionamento e são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento.
Confira a portaria publicada no Diário Oficial da União:


Nenhum comentário:

Postar um comentário